----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

O cuidado com o armazenamento de matéria-prima é um fator que exige muita atenção no segmento industrial. Afinal, são estes os recursos que mantêm a produção ativa, desencadeando todo o processo operacional das empresas. 

Em todos os segmentos, mas especialmente no ramo alimentício, o cuidado com esses insumos precisa ser gerido seguindo uma série de protocolos para que o produto recebido pelo consumidor final tenha a qualidade esperada e a segurança alimentar garantida.

Confira algumas dicas importantes para adequar os seus processos, e garantir que a conservação de matérias-primas perecíveis seja realizada corretamente:

  1. Entenda que estocar esses produtos não significa apenas guardá-los em algum espaço qualquer;
  2. Garanta que cada tipo de insumo seja preservado em um ambiente adequado, considerando fatores como: necessidade de refrigeração, temperatura, luminosidade e umidade;
  3. Fique atento à execução das normas de higiene nestes locais para que os produtos não sejam contaminados já no início do ciclo de produção; 
  4. Siga as boas práticas de fabricação (BPF) e normas determinadas pelo Ministério da Saúde;
  5. Invista em um bom sistema de gestão para que os produtos sejam utilizados no momento ideal, evitando o desperdício em casos de perecimento;
  6. Busque apoio na tecnologia, tanto para catalogar, quanto para controlar o armazenamento. Assim é possível identificar e antecipar problemas, focando em soluções ágeis e eficientes. 

Com essas informações você já consegue avaliar o cenário atual do seu negócio, planejar os próximos passos para melhorar ainda mais a gestão do armazenamento da matéria-prima utilizada na produção de alimentos. 

Acompanhe o blog da Kopempack para ler mais assuntos relacionados ao setor industrial e conheça nossas soluções de automação para final de linha! 

Entre em contato conosco:
+55 41 3072-0335
contato@kopempack.com.br
https://www.kopempack.com.br/ 

Texto por: Ana Carolina Maoski

Nossos artigos

Quando é a hora de automatizar o processo de paletização?

A automação se consolidou como uma estratégia essencial para a competitividade de qualquer indústria, do início ao final de linha.

ESK: a Envolvedora de Filme Stretch da Kopempack

A Envolvedora de Filme Stretch (ESK) foi desenvolvida para compor linhas automáticas de paletização.

Projeto de automação industrial: como é feito e quais são as etapas?

A tecnologia democratizou o acesso a uma indústria mais produtiva e eficiente, permitindo que países menos desenvolvidos avançassem significativamente por meio da automação de seus processos produtivos.

Pick and Place (EPKB): otimização para o encaixotamento de bags e bolsas

Em um mercado cada vez mais competitivo, a otimização de processos em todas as etapas de produção é fundamental para empresas que desejam se destacar. 

Chave safety: o que é e para que serve?

A segurança de trabalhadores e usuários dos espaços fabris é uma das principais preocupações da indústria, pois pode impactar diretamente a saúde e a qualidade de vida de todos. 

Insersora de bags IBK: rapidez, versatilidade e alta tecnologia

A insersora de Bags IBK é uma solução Kopempack que trabalha colocando sacos plásticos dentro de recipientes como caixas de papelão ondulado, tambores, bandejas, baldes, entre outros.

Solicite uma proposta
e tenha a melhor tecnologia
do mercado brasileiro