----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Estamos caminhando a passos largos para uma nova era industrial no Brasil. Com os crescentes investimentos públicos e privados, temos avançado em inovação tecnológica, especialmente com o conhecimento produzido dentro do nosso país.

No artigo de hoje, veremos quais são as principais tecnologias da automação industrial que fazem parte dessa revolução e que já têm possibilitado à Kopempack entregar soluções personalizadas e de alto desempenho para os nossos clientes.

Sistemas de controle de equipamentos automatizados

Os sistemas de controle determinam como os dispositivos atuam e respondem durante as operações, assegurando que parâmetros de temperatura, pressão, velocidade ou posição sejam mantidos dentro de limites preestabelecidos. 

O desenvolvimento de um sistema de controle eficaz envolve duas etapas principais: 

  1. Modelagem matemática da planta

No contexto da automação industrial, "planta" se refere ao conjunto de elementos ou processos a serem controlados, como uma esteira transportadora, um forno ou uma linha de montagem. A “modelagem matemática” é a descrição, por meio de equações, que determina o comportamento da “planta”. 

Com essas equações chegamos às relações entre as variáveis de entrada (força, tensão ou corrente) e as variáveis de saída (deslocamento, temperatura ou velocidade). Essa etapa é crucial, pois o sistema controlador será projetado com base nesse modelo.

  1. Projeto do controlador

Com a modelagem matemática da planta definida, o próximo passo é ajustar o "cérebro" da automação: o controlador. Seu desenvolvimento pode ser feito tanto em plataforma analógica quanto digital. Na primeira, as soluções envolvem componentes como resistores, capacitores e amplificadores, resultando em circuitos menos complexos, com menor flexibilidade e precisão. Já na segunda, utilizamos microcontroladores ou PLC.

A sigla PLC diz respeito à nomenclatura da tecnologia na língua inglesa: programmable logic controller (controlador lógico programável). Nesse sistema, a capacidade de processamento de dados e a precisão nas decisões são muito superiores, permitindo um controle mais avançado e adaptativo, além da integração com redes industriais e mecanismos de monitoramento. Com ele fazemos com que as máquinas industriais realizem funções complexas digitalmente, sem a intervenção de operadores humanos.

O PLC nos permite controlar muitos elementos dos equipamentos, como motores, temperatura, pressão, velocidade das correias das esteiras e a dosagem de matéria-prima. 

Sensores e atuadores

Esses dois dispositivos são tão indispensáveis para a indústria moderna quanto eram as máquinas a vapor na primeira revolução industrial, pois possibilitam controles precisos e automatizados. Os sensores são os responsáveis por transformar as reações físicas em sinais elétricos que fazem os atuadores produzirem os movimentos necessários ao funcionamento de cada parte dos equipamentos.

Existem diferentes tipos de sensores: a laser, indutivos, ultrassônicos, fotoelétricos, entre outros. Cada um será efetivo na geração da energia mecânica necessária aos atuadores, os quais podem ser pneumáticos, hidráulicos ou elétricos. 

Robótica

Já faz alguns anos que os robôs industriais não são mais somente uma ficção de cinema. Neste exato momento eles estão atuando por meio de braços mecânicos que manipulam produtos, insumos e objetos em diversas fábricas, com operações que vão dos trabalhos mais minuciosos aos mais pesados.

Existem diversos tipos de robôs, mas esses três são os mais utilizados pela indústria:

  1. Robôs articulados: possuem no mínimo três juntas de rotação e simulam um braço humano;
  2. Robôs cartesianos: são capazes de realizar movimentos perpendiculares, executando ações como seleção de itens, carga e descarga; 
  3. Robôs cilíndricos: fazem movimentos verticais e horizontais e são capazes de girar objetos.

Kopempack: tecnologia 100% nacional

A Kopempack é uma empresa brasileira que se orgulha de utilizar tecnologia 100% nacional para desenvolver as suas soluções.

Nos últimos 17 anos, atendemos centenas de indústrias de toda a América Latina com soluções completas para transporte, envase, encaixotamento e paletização de produtos alimentícios, químicos, cosméticos, frigoríficos e de hortifruti. 

Se a sua empresa precisa de um equipamento de automação industrial para se tornar mais competitiva e produtiva, solicite um orçamento clicando aqui!

Telefone/WhatsApp: +55 41 3072-0335  

E-mail: contato@kopempack.com.br

Nossos artigos

ACK: tecnologia e eficiência na montagem de caixas

A ACK é um equipamento autônomo projetado para montar e fechar caixas de papelão tipo maleta e meia-maleta (americana) com alta eficiência.

Conheça as principais tecnologias da automação industrial

Estamos caminhando a passos largos para uma nova era industrial no Brasil.

Esteiras e mesas vibratórias: transporte de produtos com agilidade e qualidade

As esteiras e mesas vibratórias da Kopempack possibilitam uma integração eficiente entre as linhas de produção e os equipamentos.

O que é CLP e qual sua importância para a automação de final de linha?

À medida que a tecnologia avança, a indústria fica mais inteligente, sendo beneficiada em todos os setores com sistemas autônomos cada vez mais produtivos.

ESK: a Envolvedora de Filme Stretch da Kopempack

A Envolvedora de Filme Stretch (ESK) foi desenvolvida para compor linhas automáticas de paletização.

Projeto de automação industrial: como é feito e quais são as etapas?

A tecnologia democratizou o acesso a uma indústria mais produtiva e eficiente, permitindo que países menos desenvolvidos avançassem significativamente por meio da automação de seus processos produtivos.

Solicite uma proposta
e tenha a melhor tecnologia
do mercado brasileiro