----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
A Indústria 4.0 envolve a integração de tecnologias como Inteligência Artificial (IA) e Internet das Coisas (IoT) na produção. Com ela ganhamos mais agilidade para atender as demandas dos consumidores e reduzir os custos.
Essa nova etapa da indústria já está em andamento e caminha a passos largos para uma evolução sem precedentes na produtividade mundial. Contudo, assim como muitas informações relevantes estimulam a adesão por parte de grandes players, muitos mitos impedem que marcas menores progridam e alcancem novos patamares.
No artigo de hoje, veremos três mitos comuns sobre a Indústria 4.0 e as verdades que eles tentam esconder.
O uso de tecnologia de ponta para a produção não é mais uma exclusividade das multinacionais de maior expressão no mercado. Com a capacidade de personalização dos equipamentos autônomos, muitas soluções surgiram para atender a plantas menores.
Em nosso portfólio, por exemplo, há muitos clientes que não produzem em larga escala, mas aderiram à inovação tecnológica, especialmente em seus finais de linha, onde ganharam mais agilidade e competitividade.
A barreira mais comum costuma ser a da qualificação da mão de obra necessária para lidar com os equipamentos. Contudo, com investimento em programas de capacitação e parceria de fornecedores para treinamento de operadores, a transição ficará cada vez mais acessível às pequenas empresas.
Já falamos algumas vezes por aqui sobre os impactos da Inteligência Artificial na indústria. Além do foco na inovação, eficiência e redução de custos, sempre reforçamos como a segurança e a saúde ocupacional são benefícios diretos aos trabalhadores.
Também devemos destacar que novos postos serão criados pela digitalização dos meios de produção através da IA. Estima-se que este ano chegaremos a 97 milhões de novos empregos no mundo.
As novas tecnologias surgem para que o trabalho torne-se menos braçal e mais estratégico. Por isso, é essencial que os trabalhadores sejam estimulados a se especializarem e estarem por dentro das inovações do mercado, o que, consequentemente, também trará a eles uma oportunidade de renda maior.
Apesar de ser um mito antigo, o alto custo de transição para a Indústria 4.0 continua sendo propagado.
A verdade é que o investimento em equipamentos autônomos e a readequação dos processos de produção para o modelo 4.0 trazem, a longo prazo, a redução dos gastos. O desperdício que ocorre em processos manuais diminui consideravelmente, o que eleva a lucratividade.
Já imaginou o salto em eficiência que uma solução como a Pick and place EPKB promove ao realizar o encaixotamento de 20 bags por minuto?
A Indústria 4.0 é uma adaptação necessária para quem pretende se manter no mercado de forma competitiva. A mudança pode começar por pontos estratégicos, como o final de linha, e ir sendo implementada aos poucos.
A Kopempack está pronta para ajudar a sua empresa nessa missão! Contamos com dezenas de soluções para diferentes setores da indústria, sempre prezando pelo bom atendimento, transparência e alta qualidade.
Venha para o futuro! Solicite um orçamento clicando aqui!
Telefone/WhatsApp: +55 41 3072-0335
E-mail: contato@kopempack.com.br