----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

A automação se consolidou como uma estratégia essencial para a competitividade de qualquer indústria, do início ao final de linha. À medida que a demanda por produtividade e eficiência aumenta, muitas empresas precisam acelerar todas as fases e ter capacidade para acompanhar o ritmo da produção em cada uma delas, inclusive no empilhamento e armazenamento dos produtos.

No artigo de hoje, veremos a importância de otimizar a paletização para não desacelerar a sua indústria.

Quando automatizar a paletização?

A decisão de automatizar o processo de paletização é uma estratégia que responde a várias necessidades, vejamos três delas:

1. Consistência na qualidade e preservação das propriedades

A falta de padronização no empilhamento de grandes cargas interfere na qualidade dos produtos entregues aos consumidores. Optar pela automação da paletização é uma forma de reduzir as possibilidades de avarias durante o transporte, evitando danos às suas embalagens ou mesmo propriedades. Ninguém gosta de abrir um pacote de bolachas quebradas ou ter em sua dispensa enlatados amassados.

2. Aumento da produção por crescimento da demanda

Quando uma marca vê seu fluxo de encomendas subir, o desafio imediato é aumentar o ritmo da produção e acelerar sua logística de distribuição. Neste último, uma paletização automatizada é a melhor resposta para um empilhamento que acompanhe a produção e mantenha a operação do final de linha ágil e contínua, algo muito mais difícil e instável em um sistema braçal.

3. Necessidade de expandir reduzindo custos

O aumento da produção gera a necessidade de melhorar o processo de escoamento, tornando a paletização manual mais cara, pois passa a requerer continuamente a contratação de funcionários fixos e temporários. Nesse sistema, aumentam-se as despesas salariais e a possibilidade de acidentes de trabalho, pois se trata de um trabalho de força. Ao investir em uma paletizadora autônoma, a empresa consegue não apenas diminuir o risco de incidentes ocupacionais, mas também de melhorar a segurança dos funcionários.

A automação industrial é o caminho para a transformação da indústria. Garantir um final de linha eficiente e capaz de liberar os produtos para o escoamento de forma rápida e com qualidade, é uma das últimas ações nas estratégias de solidificação de uma marca no mercado. 

Na Kopempack oferecemos diferentes soluções para sua empresa nessa etapa da produção:

Paletizador Cartesiano: desenvolvido para paletizar caixas de papelão ondulado com até 10 ciclos por minuto, fazendo a manipulação de duas ou mais caixas por ciclo.

Transportador de produtos, caixas e pallets: um sistema que integra linhas de abastecimento de pallets vazios ou cheios, oferecendo soluções para transporte linear ou transferência lateral.

Envolvedora de filme stretch: uma solução que leva mais segurança ao envolver os produtos paletizados com filme stretch.

Célula de paletização robotizada ou cartesiana: equipamentos que recebem as caixas ou fardos vindos de diversas linhas, fazendo a separação por produtos, paletizando-os e entregando, ao final do processo, um palete perfeitamente montado e com filme stretch passado.

Otimize o escoamento da sua produção com uma solução Kopempack! Solicite um orçamento clicando aqui!

Telefone/WhatsApp: +55 41 3072-0335  

E-mail: contato@kopempack.com.br

Nossos artigos

Quando é a hora de automatizar o processo de paletização?

A automação se consolidou como uma estratégia essencial para a competitividade de qualquer indústria, do início ao final de linha.

ESK: a Envolvedora de Filme Stretch da Kopempack

A Envolvedora de Filme Stretch (ESK) foi desenvolvida para compor linhas automáticas de paletização.

Projeto de automação industrial: como é feito e quais são as etapas?

A tecnologia democratizou o acesso a uma indústria mais produtiva e eficiente, permitindo que países menos desenvolvidos avançassem significativamente por meio da automação de seus processos produtivos.

Pick and Place (EPKB): otimização para o encaixotamento de bags e bolsas

Em um mercado cada vez mais competitivo, a otimização de processos em todas as etapas de produção é fundamental para empresas que desejam se destacar. 

Chave safety: o que é e para que serve?

A segurança de trabalhadores e usuários dos espaços fabris é uma das principais preocupações da indústria, pois pode impactar diretamente a saúde e a qualidade de vida de todos. 

Insersora de bags IBK: rapidez, versatilidade e alta tecnologia

A insersora de Bags IBK é uma solução Kopempack que trabalha colocando sacos plásticos dentro de recipientes como caixas de papelão ondulado, tambores, bandejas, baldes, entre outros.

Solicite uma proposta
e tenha a melhor tecnologia
do mercado brasileiro