----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Nos últimos anos, temos desenvolvido diversas soluções personalizadas de final de linha para diferentes setores da economia. Mas de todas elas, a paletização robotizada merece destaque como uma das grandes inovações devido ao seu impacto positivo na segurança dos trabalhadores e na melhoria da cadeia logística e armazenagem. 

No artigo de hoje, vamos mostrar como este equipamento pode aumentar a eficiência da indústria.

Quais são os tipos de paletização?

Há dois tipos de paletização: a cartesiana e a robotizada. A primeira é feita por uma de estrutura semelhante a uma jaula, com trilhos de movimentação das pinças que podem se movimentar em diferentes direções. A segunda é mais compacta, trabalha de maneira autônoma e possui garras adaptáveis que trabalham com diferentes formatos de caixas, baldes ou fardos.

Cada modelo atende a uma especificidade, contudo, o sistema robotizado tem se demonstrado mais versátil, atendendo a um grupo maior de setores industriais. As razões estão nos benefícios a seguir.

1. Melhor desempenho na atividade

Por serem mais precisos, os robôs utilizam melhor o layout de paletes, posicionando os produtos estrategicamente para evitar desperdício de espaço. Assim, organizam um maior número de caixas e contribuem para um escoamento mais dinâmico da produção.

2. Menor espaço na planta industrial

Antes dos equipamentos robotizados, cada nova adequação no maquinário era um desafio para a planta das empresas. A situação ficava mais complexa quando a necessidade era no final de linha, com maquinários longos e de arquitetura complexa. Mas com a robotização ficou mais fácil adaptar e aproveitar todos os espaços da fábrica.

3. Realiza atividades de forma programada

Este é um dos grandes benefícios da automação: ter equipamentos que trabalham de forma programada. Se somarmos ao monitoramento remoto, onde o acompanhamento dos procedimentos de produção é feito à distância, temos como resultado a redução de custos.

4. Trabalha em velocidade contínua e repete processos com maior precisão

A opção robotizada faz com que o processo de montagem de cargas sobre paletes seja feito de maneira mais rápida e com muito menos desgaste em comparação a modelos mecânicos ou à execução manual. E isto acontece sem que a máquina perca a precisão, o que geralmente acontece em outros sistemas quando é necessário aumentar a velocidade de trabalho.

5. Aumenta a produtividade

A paletização robotizada faz com que as paradas sejam reduzidas significativamente, pois o sistema é projetado para uma operação contínua e com baixíssima interatividade com seres humanos. Ou seja, se não for necessário, a produção não precisa parar nunca!

6. É mais seguro para o trabalhador

Ao contar com um equipamento que faz o “trabalho pesado”, o trabalhador também é beneficiado com a redução de lesões ou acidentes que causam danos permanentes à sua saúde. Consequentemente, há menos afastamentos e encargos trabalhistas. 

Diferenciais dos paletizadores da Kopempack

A Kopempack possui soluções completas para paletização robotizada. Contamos com tecnologia de ponta para fornecer um transporte seguro de caixas ou fardos vindos de diversas linhas. Nossos equipamentos podem fazer a separação por produtos, entregando, ao final do processo, um palete perfeitamente montado e com filme stretch passado. 

Ainda, caso seja necessário, o palete pode ser movimentado por meio de transportadores a qualquer ponto da fábrica, tudo isso respeitando as normas de segurança funcional determinadas na NR-12 e mantendo a integridade do produto.

Para conhecer nossas paletizadoras, clique aqui ou fale conosco:

Telefone: +55 41 3072-0335  

E-mail: contato@kopempack.com.br

Nossos artigos

Quando é a hora de automatizar o processo de paletização?

A automação se consolidou como uma estratégia essencial para a competitividade de qualquer indústria, do início ao final de linha.

Desvendando mitos sobre a Indústria 4.0

A Indústria 4.0 envolve a integração de tecnologias como Inteligência Artificial (IA) e Internet das Coisas (IoT) na produção.

Mas afinal, o que é o encaixotamento automático?

A automação industrial vem se expandindo rapidamente, conquistando um número cada vez maior de setores.

Em 2025, aposte em mais eficiência e produtividade com a Kopempack

A chegada de 2025 está carregada de boas expectativas para a indústria brasileira.

ACK: tecnologia e eficiência na montagem de caixas

A ACK é um equipamento autônomo projetado para montar e fechar caixas de papelão tipo maleta e meia-maleta (americana) com alta eficiência.

Conheça as principais tecnologias da automação industrial

Estamos caminhando a passos largos para uma nova era industrial no Brasil.

Solicite uma proposta
e tenha a melhor tecnologia
do mercado brasileiro