----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

A automação tem tido um papel fundamental para a transformação da indústria brasileira. Hoje existem muitos fornecedores nacionais de equipamentos autônomos de alto desempenho e tecnologia, entre eles a Kopempack. Dentre estas tecnologias, as que permitem o monitoramento remoto têm sido essenciais para tomadas de decisão mais assertivas e rápidas. 

No artigo de hoje veremos um pouco mais sobre os benefícios desta tecnologia.

Como funciona o monitoramento remoto?

O monitoramento remoto é feito com dispositivos físicos que utilizam tecnologias como sensores, atuadores, microcontroladores e softwares para se conectarem e trocarem dados por meio da Internet das Coisas (IoT). Estes dispositivos se transformam em dashboards — painéis visuais que apresentam, de maneira centralizada, um conjunto informações, indicadores e métricas que auxiliam na tomada de decisões.  Estes painéis fornecem uma visão geral do estado das operações, permitindo que profissionais técnicos acompanhem e controlem processos à distância. 

Quais os benefícios do monitoramento remoto?

Com estas informações atualizadas em tempo real, o operador pode monitorar o desempenho dos equipamentos, identificar problemas e tomar medidas corretivas de maneira mais ágil.

Outro grande benefício do monitoramento remoto é a redução do tempo de inatividade dos equipamentos automatizados. Com uma avaliação sistemática dos dados apresentados, problemas e falhas são detectados rapidamente, reduzindo as interrupções e aumentando o tempo de operação.

Por fim, podemos destacar a otimização dos recursos humanos, pois o monitoramento remoto permite que os profissionais trabalhem de qualquer lugar, possibilitando uma melhor alocação da força de trabalho e expandindo os horizontes da empresa para encontrar os profissionais mais qualificados, onde quer que eles estejam. Em um mundo cada vez mais globalizado, este é um benefício muito valorizado, especialmente por empresas que trabalham com longos turnos. Poder contar com colaboradores em diferentes fusos horários reduz custos trabalhistas, como acréscimos por jornada noturna ou outros encargos obrigatórios.

Algumas tecnologias utilizadas no monitoramento remoto

Com o desenvolvimento tecnológico da indústria, novos dispositivos de monitoramento aparecem constantemente no mercado. Atualmente, o grande destaque são os Sensores IoT, que são capazes de medir parâmetros como temperatura, pressão e vibração. E tudo isso com o envio das variações em tempo real.

Podemos destacar também as Redes de Comunicação Industrial, formas automatizadas de troca de dados que gerenciam os processos das máquinas autônomas.

Monitoramento remoto dos equipamentos Kopempack

Se tem um assunto que a Kopempack conhece bem são os sistemas de monitoramento remoto de equipamentos para final de linha. 

Nossas armadoras e fechadoras de caixas são grandes exemplos do uso desta tecnologia, pois permitem um monitoramento remoto que contribui para que as operações de envase, encaixotamento e paletização de produtos sejam ainda mais eficientes e seguras.

Se a sua fábrica ainda não tem uma solução Kopempack para a automação de final de linha, fale hoje mesmo com um dos nossos consultores.

Telefone: +55 41 3072-0335  

E-mail: contato@kopempack.com.br

Nossos artigos

ACK: tecnologia e eficiência na montagem de caixas

A ACK é um equipamento autônomo projetado para montar e fechar caixas de papelão tipo maleta e meia-maleta (americana) com alta eficiência.

Conheça as principais tecnologias da automação industrial

Estamos caminhando a passos largos para uma nova era industrial no Brasil.

Esteiras e mesas vibratórias: transporte de produtos com agilidade e qualidade

As esteiras e mesas vibratórias da Kopempack possibilitam uma integração eficiente entre as linhas de produção e os equipamentos.

O que é CLP e qual sua importância para a automação de final de linha?

À medida que a tecnologia avança, a indústria fica mais inteligente, sendo beneficiada em todos os setores com sistemas autônomos cada vez mais produtivos.

ESK: a Envolvedora de Filme Stretch da Kopempack

A Envolvedora de Filme Stretch (ESK) foi desenvolvida para compor linhas automáticas de paletização.

Projeto de automação industrial: como é feito e quais são as etapas?

A tecnologia democratizou o acesso a uma indústria mais produtiva e eficiente, permitindo que países menos desenvolvidos avançassem significativamente por meio da automação de seus processos produtivos.

Solicite uma proposta
e tenha a melhor tecnologia
do mercado brasileiro