----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Já falamos aqui no blog da Kopempack sobre os benefícios da manutenção preditiva para o seu negócio. Se você ainda não leu o conteúdo é só clicar aqui!
Porém, recentemente, um novo termo surgiu para falar de uma evolução deste processo: a manutenção prescritiva.
E é sobre isso que vamos falar hoje por aqui, continue com a gente.
A palavra prescrição diz respeito ao ato de aconselhar uma norma de comportamento ou uma prática e, no caso da medicina, recomendar um tratamento a partir de um diagnóstico. Na indústria o conceito tem uma aplicação similar.
A manutenção prescritiva faz uso de dispositivos e técnicas que permitem avaliar dados e antecipar possíveis falhas que um maquinário pode apresentar. No entanto, esta prática não para por aí: neste novo cenário o profissional responsável por esse tipo de estudo também precisa apresentar uma opção de correção para os problemas, levando em conta os impactos e custos desta ação para a empresa.
Com um relatório completo em mãos, que indica todos os cenários possíveis e as soluções viáveis para a resolução antecipada de defeitos, a tomada de decisões dos gestores se torna mais ágil e eficiente.
Além disso, esses custos podem passar a integrar o fluxo de caixa do negócio com antecedência, evitando surpresas negativas e rombos financeiros imprevistos.
Por fim, o maior benefício desta prática se manifesta no aumento da competitividade da fábrica, que passa a operar a produção de forma mais fluída e orgânica. Tendo como resultado uma operação contínua, que rende mais lucros a médio e longo prazo.
É claro que contar com o apoio de uma empresa que oferece maquinário produzido com tecnologia de ponta, assistência técnica personalizada e reposição eficiente de peças também faz toda a diferença. Para isso existe a Kopempack!
Entre em contato conosco e solicite um orçamento:
+55 41 3072-0335
Texto por: Ana Carolina Maoski