----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

A evolução da tecnologia tem nos levado a softwares mais potentes, internet mais veloz, inteligência artificial mais eficiente e sistemas ciberfísicos mais robustos. Tudo isso beneficia a indústria por meio de diferentes soluções, entre elas a automação industrial. 

Consequentemente, os impactos positivos chegam aos trabalhadores, aos consumidores e à própria indústria, como vamos explorar no artigo de hoje.

Impacto aos trabalhadores

Muito se fala na redução de empregos, mas quem atua nesse mercado enxerga diariamente a outra face da automação industrial: a criação de novas profissões e o crescimento de postos de trabalhos mais especializados, melhor remunerados e muito mais seguros, tanto no desenvolvimento dos equipamentos quanto na operação. 

Essas novas profissões favorecem a melhoria da qualidade de vida, além de promoverem um ambiente de trabalho mais salubre e diminuírem os riscos com esforços repetitivos e contato com máquinas e insumos nocivos à saúde.

Impacto aos consumidores

Da porta para fora da fábrica está um consumidor beneficiado por produtos com maior qualidade — proporcionada pela padronização dos processos —, principalmente se também tiverem passado por um final de linha automatizado. 

Isso garante que eles cheguem mais rápido e melhor acondicionados, garantindo maior satisfação e uma ótima experiência do cliente, seja ele pessoa física ou jurídica.  

Impacto à indústria

Migrar os meios de produção para um sistema mais evoluído vai gerar alguns custos, mas o investimento logo dará retornos positivos, entre eles o aumento da produtividade, a diminuição dos gastos com mão de obra e a otimização de processos.

Equipamentos autônomos melhoram o controle de qualidade e reduzem os prejuízos causados por erros comuns em sistemas mecânicos ou manuais. Além disso, são capazes produzir dados que conduzem o empresário a tomadas de decisões mais assertivas.

Conclusão

O investimento inicial para a automatização dos meios de produção pode ser alto. Por isso é essencial realizar um planejamento prévio muito bem estruturado. Além de equipamentos, há treinamentos e especializações altamente necessários para que tudo funcione perfeitamente. Mas os impactos são positivos e os benefícios chegam a todos no médio prazo.

Se você quer transformar a sua empresa em uma indústria inteligente, conte com a Kopempack para ter um final de linha eficiente e muito mais produtivo. Conheça nossos equipamentos clicando aqui ou fale conosco:

Telefone: +55 41 3072-0335  

E-mail: contato@kopempack.com.br

Nossos artigos

Quando é a hora de automatizar o processo de paletização?

A automação se consolidou como uma estratégia essencial para a competitividade de qualquer indústria, do início ao final de linha.

ESK: a Envolvedora de Filme Stretch da Kopempack

A Envolvedora de Filme Stretch (ESK) foi desenvolvida para compor linhas automáticas de paletização.

Projeto de automação industrial: como é feito e quais são as etapas?

A tecnologia democratizou o acesso a uma indústria mais produtiva e eficiente, permitindo que países menos desenvolvidos avançassem significativamente por meio da automação de seus processos produtivos.

Pick and Place (EPKB): otimização para o encaixotamento de bags e bolsas

Em um mercado cada vez mais competitivo, a otimização de processos em todas as etapas de produção é fundamental para empresas que desejam se destacar. 

Chave safety: o que é e para que serve?

A segurança de trabalhadores e usuários dos espaços fabris é uma das principais preocupações da indústria, pois pode impactar diretamente a saúde e a qualidade de vida de todos. 

Insersora de bags IBK: rapidez, versatilidade e alta tecnologia

A insersora de Bags IBK é uma solução Kopempack que trabalha colocando sacos plásticos dentro de recipientes como caixas de papelão ondulado, tambores, bandejas, baldes, entre outros.

Solicite uma proposta
e tenha a melhor tecnologia
do mercado brasileiro