----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

A automação transforma a produção de qualquer setor da indústria, proporcionando às empresas diversos benefícios, entre eles a redução dos custos e o aumento da produtividade. 

No entanto, existem ainda muitos outros pontos positivos, como a criação de ambientes de trabalho mais limpos e organizados, como veremos no artigo de hoje.

Ambiente organizado = mais segurança para os trabalhadores

Ambientes que não contam com a automação demandam arranjos mais complexos para se manterem organizados, já que os colaboradores se mantêm ocupados com as suas funções. Por conta disso, esses espaços costumam ser congestionados, de difícil locomoção e com maiores riscos de acidentes.

Com a automação industrial há maior segurança operacional, reduzindo os casos de ocorrências que causam a perda ou redução — permanente ou temporária — da capacidade de trabalho. Ou seja, ambientes organizados e automatizados oferecem proteção aos operadores, funcionários e demais prestadores de serviços que nele trabalham.

Ambientes limpos = mais saúde e produtividade

As condições de higiene e conforto nos locais de trabalho possuem regulamentações específicas, entre elas trazemos o exemplo da NR-24. 

A NR-24 determina que todas as empresas devem garantir a higienização de todos os ambientes. O cumprimento desta norma é essencial para evitar contaminações ou situações desconfortáveis que podem reduzir o foco e levar os trabalhadores a sofrerem acidentes de trabalho.

Quando observamos indústrias que, além de seguirem as normas regulamentadoras também investiram em automação, percebemos como os ambientes onde estes equipamentos foram instalados acabam se tornando mais limpos e organizados

Além disso, por meio de sistemas de monitoramento, os equipamentos autônomos também podem identificar anomalias ambientais, como vazamentos de substâncias perigosas, fumaça e altas temperaturas, emitindo alarmes e acionando medidas de segurança que auxiliam na proteção da saúde dos trabalhadores.

Para conhecer as soluções em automação para final de linha da Kopempack clique aqui. Atualmente possuímos 25 tipos de equipamentos — entre armadoras e fechadoras de caixas, encaixotadoras, encartuchadoras, paletizadores, insersoras de bags e envasadoras — e todos eles são personalizáveis para atender as necessidades da sua linha de produção.

Fale conosco e saiba mais:

Telefone: +55 41 3072-0335  

E-mail: contato@kopempack.com.br

Nossos artigos

Quando é a hora de automatizar o processo de paletização?

A automação se consolidou como uma estratégia essencial para a competitividade de qualquer indústria, do início ao final de linha.

ESK: a Envolvedora de Filme Stretch da Kopempack

A Envolvedora de Filme Stretch (ESK) foi desenvolvida para compor linhas automáticas de paletização.

Projeto de automação industrial: como é feito e quais são as etapas?

A tecnologia democratizou o acesso a uma indústria mais produtiva e eficiente, permitindo que países menos desenvolvidos avançassem significativamente por meio da automação de seus processos produtivos.

Pick and Place (EPKB): otimização para o encaixotamento de bags e bolsas

Em um mercado cada vez mais competitivo, a otimização de processos em todas as etapas de produção é fundamental para empresas que desejam se destacar. 

Chave safety: o que é e para que serve?

A segurança de trabalhadores e usuários dos espaços fabris é uma das principais preocupações da indústria, pois pode impactar diretamente a saúde e a qualidade de vida de todos. 

Insersora de bags IBK: rapidez, versatilidade e alta tecnologia

A insersora de Bags IBK é uma solução Kopempack que trabalha colocando sacos plásticos dentro de recipientes como caixas de papelão ondulado, tambores, bandejas, baldes, entre outros.

Solicite uma proposta
e tenha a melhor tecnologia
do mercado brasileiro