----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
A cada ano, a automação industrial evolui com o avanço da tecnologia, proporcionando sistemas mais ágeis e eficientes de produção. Com isso, diversos setores da economia passam a investir constantemente em equipamentos melhores em busca de maior produtividade.
Quando falamos de final de linha, fica claro como alguns segmentos têm se beneficiado de forma muito lucrativa ao optarem por soluções automatizadas em processos de montagem e armação de caixas, encaixotamento, envase, paletização, entre outros.
Neste artigo falaremos sobre alguns setores da indústria que estão colhendo bons frutos a partir do investimento em automação industrial.
Setor alimentício
Assim como as demais áreas de atuação da indústria, a produção de alimentos precisa seguir normas que regulamentam as ações necessárias para a segurança no trabalho, a diminuição de acidentes e a redução do índice de absenteísmo. A principal é a NR-12 mas, além dela, existem também leis sanitárias que visam a proteção da saúde do consumidor, como o Manual de Boas Práticas de Fabricação (BPF) emitido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Neste, encontramos todos os procedimentos e atividades a serem adotadas para garantir a qualidade higiênico-sanitária e, consequentemente, a integridade da saúde do usuário.
Com a automação de final de linha, este setor é beneficiado em ambos os casos ao mesmo tempo em que melhora as condições de trabalho, torna o ambiente mais seguro e reduz os riscos de contaminação por meio da padronização e automação dos processos.
Setor de bebidas
O aumento da capacidade produtiva é um dos impactos mais evidentes da automação no setor de bebidas, assim como a padronização da qualidade. No final de linha, os impactos são altamente relevantes porque tornam os processos de logística e distribuição mais ágeis e reduzem o contato manual com os produtos, o que diminui desperdícios e riscos à saúde do trabalhador.
E não se trata somente de bebidas produzidas em escala industrial. Produtores artesanais também se tornam mais competitivos com um final de linha inteligente, diminuindo o tempo gasto durante o processo de encaixotamento e paletização, e ganhando mais eficiência na distribuição.
Setor de cosméticos
A indústria de cosméticos está sujeita a inúmeras regulamentações de diversos órgãos fiscalizadores, especialmente da Vigilância Sanitária. A exemplo, podemos citar o rígido controle sobre o uso de água por este setor e as sanções com multas e até interdições em casos de contaminação.
Por trabalhar com insumos e produtos que podem ser nocivos ao meio ambiente e à saúde humana, os rígidos controles de qualidade exigem tomadas de decisões que diminuam os riscos. Além das medidas sanitárias, o investimento em automação de final de linha é muito importante para garantir a segurança e a eficiência nos processos de envase, embalagem e encaixotamento.
Setor químico
Semelhantemente à indústria de cosméticos, o setor químico trabalha com riscos potenciais em sua produção, especialmente no manuseio e estocagem. Para reduzir as chances de exposição nociva, há um sistema normatizado pela NBR 7500/2021 orientando as formas corretas de transporte, manuseio, movimentação e armazenamento. Com um esquema de final de linha automatizado, estes processos ficam muito mais seguros, pois são assumidos por um equipamento inteligente que fará tudo de forma autônoma, diminuindo a exposição dos trabalhadores.
Certamente há muitos outros tipos de indústrias beneficiadas pela automação de final de linha, mas estas têm se destacado especialmente por garantirem a segurança dos operadores e protegerem os produtos contra contaminações.
Ao contar com as soluções da Kopempack, sua empresa conquista ainda mais benefícios para o final da linha de produção:
Conheça nossas soluções em final de linha clicando aqui. E para solicitar um orçamento, entre em contato:
Telefone: +55 41 3072-0335
E-mail: contato@kopempack.com.br