----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Ao passo em que a tecnologia avança cada vez mais, recursos como a inteligência artificial, a robótica e a internet das coisas estão tomando conta dos processos industriais e gerando novas frentes de trabalho.

Também conhecida como a quarta revolução industrial, a indústria 4.0 é uma realidade em todo o mundo e tem sido implantada gradualmente nas linhas de produção de indústrias dos mais diferentes segmentos.

Com isso, a busca por profissionais qualificados e especialistas que façam a gestão e a manutenção da tecnologia adotada para garantir o funcionamento destas ferramentas aumentou significativamente.

Este cenário tem gerado diversas discussões acerca do tema. Entre elas, uma importante pergunta: quais são as profissões do futuro na indústria 4.0?

A seguir, vamos falar sobre as seis mais cotadas:

1. Profissional de big data - responsável pelo alto volume de dados e seus registros, ele os utiliza para as tomadas de decisão que visam a melhoria dos processos internos.

2. Profissional de tech lead - é quem lidera equipes de tecnologia da informação e mantém a comunicação com a direção para garantir que o trabalho seja executado com eficiência. Além disso, controla o pipeline do projeto, gerencia a equipe técnica e atua como precursor da cultura da inovação na empresa;

3. Profissional de impressão de alimentos - no futuro, as comidas serão produzidas a partir de um equipamento que utilizará ingredientes disponibilizados de acordo com o que o usuário deseja comer ou beber. Esta realidade não está tão distante. Em breve, serão necessários profissionais para criar, programar e manter estas impressoras alimentares funcionando;

4. Profissional de IoT (Internet das Coisas, conceito que se refere à interconexão digital de objetos cotidianos com a internet) - atua na área de desenvolvimento de aplicativos e plataformas, na segurança de dados e outros aspectos da tecnologia da informação;

5. Profissional de CTO (Chief Technology Officer, ou Diretor de Tecnologia) - é capacitado para executar suas funções na linha de comando de equipes tecnológicas e realizar a intermediação com a alta cúpula das organizações para novos projetos e implantações;

6. Profissional de cibersegurança - garante a segurança dos dados e informações para que não fiquem vulneráveis ao acesso de hackers;

A indústria 4.0 é um conceito que está presente no mercado há menos de dez anos e chegou para mostrar o quanto a otimização de processos gera benefícios para as empresas. E a Kopempack faz parte desta revolução, desenvolvendo equipamentos altamente tecnológicos, inovadores e produtivos para a automação de final de linha. 

Para conhecer todos os nossos maquinários, acesse o site.

E para solicitar um orçamento, entre em contato:

+55 41 3072-0335  |  contato@kopempack.com.br

Texto por: Juliana Ferraz

Nossos artigos

Quando é a hora de automatizar o processo de paletização?

A automação se consolidou como uma estratégia essencial para a competitividade de qualquer indústria, do início ao final de linha.

Desvendando mitos sobre a Indústria 4.0

A Indústria 4.0 envolve a integração de tecnologias como Inteligência Artificial (IA) e Internet das Coisas (IoT) na produção.

Mas afinal, o que é o encaixotamento automático?

A automação industrial vem se expandindo rapidamente, conquistando um número cada vez maior de setores.

Em 2025, aposte em mais eficiência e produtividade com a Kopempack

A chegada de 2025 está carregada de boas expectativas para a indústria brasileira.

ACK: tecnologia e eficiência na montagem de caixas

A ACK é um equipamento autônomo projetado para montar e fechar caixas de papelão tipo maleta e meia-maleta (americana) com alta eficiência.

Conheça as principais tecnologias da automação industrial

Estamos caminhando a passos largos para uma nova era industrial no Brasil.

Solicite uma proposta
e tenha a melhor tecnologia
do mercado brasileiro