----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Nas grandes indústrias, é de suma importância buscar constantemente maneiras de maximizar a produtividade e garantir um melhor aproveitamento dos materiais e do tempo dos colaboradores. Conhecer a capacidade produtiva do seu negócio é essencial para identificar e reduzir a ociosidade e realizar tomadas de decisão estratégicas para aumentar o rendimento.

Pensando nisso, veja a seguir como calcular e diminuir esta ineficiência.

Como calcular a produção ociosa

O cálculo é feito em percentual, levando em conta valores relacionados ao trabalho direto e indireto, recursos, suprimentos, energia, manutenção industrial, entre outros custos operacionais. Manter um período fixo para calcular a ociosidade, gerando métricas mensais, trimestrais e semestrais, facilita o acompanhamento e a avaliação dos recursos de maneira mais efetiva.

Ao possuir esse conhecimento, torna-se possível identificar os gargalos, como máquinas que precisam de manutenção, colaboradores improdutivos ou estoque de matéria-prima em excesso, o que permite equilibrar custos e aumentar a produtividade a longo prazo. Calcular a produção ociosa é fundamental para evitar investimentos desnecessários e prejuízos operacionais.

Como diminuir a ociosidade

Algumas estratégias para diminuir a ociosidade incluem a definição de metas de produtividade e o investimento na capacitação e reciclagem das equipes de trabalho, além da aquisição de novos equipamentos e manutenção periódica. 

Com vasta experiência em soluções para automação de final de linha, a Kopempack se destaca como uma especialista na área. Nossos maquinários são projetados para otimizar os processos industriais, aumentar a eficiência e expandir a capacidade produtiva.

Ter conhecimento de sua produção ociosa é um ponto-chave para qualquer indústria, e controlá-la é essencial para otimizar o rendimento e evitar desperdícios. Ao adotar medidas como a automação industrial e o planejamento estratégico, é possível limitar a ociosidade, garantindo um processo qualificado, lucrativo e sustentável.

Você está procurando formas de elevar a eficiência e a produtividade do final da linha de produção da sua empresa? Clique aqui e conheça as soluções da Kopempack.

+55 41 3072-0335  |  contato@kopempack.com.br

Texto por: Ana Paula Ferreira

Nossos artigos

Quando é a hora de automatizar o processo de paletização?

A automação se consolidou como uma estratégia essencial para a competitividade de qualquer indústria, do início ao final de linha.

ESK: a Envolvedora de Filme Stretch da Kopempack

A Envolvedora de Filme Stretch (ESK) foi desenvolvida para compor linhas automáticas de paletização.

Projeto de automação industrial: como é feito e quais são as etapas?

A tecnologia democratizou o acesso a uma indústria mais produtiva e eficiente, permitindo que países menos desenvolvidos avançassem significativamente por meio da automação de seus processos produtivos.

Pick and Place (EPKB): otimização para o encaixotamento de bags e bolsas

Em um mercado cada vez mais competitivo, a otimização de processos em todas as etapas de produção é fundamental para empresas que desejam se destacar. 

Chave safety: o que é e para que serve?

A segurança de trabalhadores e usuários dos espaços fabris é uma das principais preocupações da indústria, pois pode impactar diretamente a saúde e a qualidade de vida de todos. 

Insersora de bags IBK: rapidez, versatilidade e alta tecnologia

A insersora de Bags IBK é uma solução Kopempack que trabalha colocando sacos plásticos dentro de recipientes como caixas de papelão ondulado, tambores, bandejas, baldes, entre outros.

Solicite uma proposta
e tenha a melhor tecnologia
do mercado brasileiro