----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Independentemente da capacidade produtiva, a proteção de trabalhadores e usuários do ambiente fabril é um pilar fundamental para o sucesso e a sustentabilidade de um negócio. Por sua natureza complexa, com maquinários pesados e atividades que exigem alta precisão, encontrar meios de prevenção de acidentes é um imperativo na indústria.

No artigo de hoje, vamos falar sobre como a inspeção visual tem um papel indispensável neste processo.

O que é inspeção visual?

A inspeção visual é uma ferramenta de controle de qualidade e segurança. Com ela o técnico pode avaliar se máquinas e equipamentos estão funcionando corretamente, detectar problemas, defeitos nos produtos e outras inconformidades com as normas de execução de cada setor. 

Em alguns casos há regulamentações próprias, como para as instalações elétricas de baixa tensão previstas pela NBR-5410 e as especificadas na NR-10 e NR-12.

Como ela é feita? 

Esta averiguação deve ser feita sistematicamente, in loco ou remotamente, por meio de imagens. Nela, o profissional ou equipe responsável avalia de forma detalhada todos os itens que envolvem a produção. Quem executa essas inspeções deve conhecer os manuais para detectar corretamente as inconsistências.

A inspeção visual é simples e exige poucas ferramentas além da observação. Mas há outras técnicas mais minuciosas que podem complementá-la e tornar o ambiente ainda mais seguro, como as duas a seguir:

  • não destrutiva: avaliações aplicadas a cada componente para verificar a sua integridade;
  • por ultrassom: avalia a estrutura dos materiais por meio de ondas sonoras de alta frequência capazes de detectar trincas, corrosão ou inclusões internas.

Quais os benefícios da inspeção visual?

Como dito anteriormente, manter o local de trabalho seguro e preservar a qualidade da produção são os principais objetivos da inspeção visual. Mas este cuidado traz consigo muitos outros benefícios, tais como:

  • identificar previamente possíveis danos estruturais;
  • reduzir os custos por manutenção preventiva;
  • garantir mais eficiência produtiva;
  • utilizar a capacidade máxima dos equipamentos;
  • aumentar a vida útil das máquinas;
  • evitar multas por infração de leis regulamentadoras.

De quanto em quanto tempo deve ocorrer?

A ocorrência é determinada por diferentes fatores. Para definir o cronograma de averiguação é preciso observar:

  • as orientações do manual do fabricante;
  • o tempo de uso;
  • o estado de conservação;
  • o histórico de manutenções.

Com estas diretrizes, a equipe inspetora poderá elaborar um plano detalhado com as ferramentas necessárias, formas de registro, avaliações e encaminhamentos dos diagnósticos.

Todas as medidas que podem melhorar a segurança devem ser seguidas para levar mais eficiência aos processos produtivos e garantir a segurança dos trabalhadores. Nesse sentido, além das inspeções regulamentadas, é importante investir em soluções que possuam instrumentos modernos, como travas autônomas, alarmes e outros dispositivos que evitem o contato dos operadores com eletricidade ou os exponha a incêndios, por exemplo.

A Kopempack é modelo em equipamentos de final de linha seguros. Nossas soluções são inteligentes e possuem todos os dispositivos de proteção que você precisa para um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo. Todos os nossos maquinários possuem portas transparentes para facilitar a visualização do processo e, quando abertas, o equipamento é automaticamente desligado, o que evita a ocorrência de acidentes de trabalho.

Para conhecer nossas soluções, clique aqui ou fale conosco:

Telefone: +55 41 3072-0335  

E-mail: contato@kopempack.com.br

Nossos artigos

ACK: tecnologia e eficiência na montagem de caixas

A ACK é um equipamento autônomo projetado para montar e fechar caixas de papelão tipo maleta e meia-maleta (americana) com alta eficiência.

Conheça as principais tecnologias da automação industrial

Estamos caminhando a passos largos para uma nova era industrial no Brasil.

Esteiras e mesas vibratórias: transporte de produtos com agilidade e qualidade

As esteiras e mesas vibratórias da Kopempack possibilitam uma integração eficiente entre as linhas de produção e os equipamentos.

O que é CLP e qual sua importância para a automação de final de linha?

À medida que a tecnologia avança, a indústria fica mais inteligente, sendo beneficiada em todos os setores com sistemas autônomos cada vez mais produtivos.

ESK: a Envolvedora de Filme Stretch da Kopempack

A Envolvedora de Filme Stretch (ESK) foi desenvolvida para compor linhas automáticas de paletização.

Projeto de automação industrial: como é feito e quais são as etapas?

A tecnologia democratizou o acesso a uma indústria mais produtiva e eficiente, permitindo que países menos desenvolvidos avançassem significativamente por meio da automação de seus processos produtivos.

Solicite uma proposta
e tenha a melhor tecnologia
do mercado brasileiro