----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Não é novidade que a manutenção industrial desempenha um papel vital no nível de eficiência das operações de uma empresa. Com o passar dos anos, ela deixou de ser apenas um serviço que é acionado quando uma máquina precisa de conserto e tornou-se uma estratégia integral de gestão de custos e segurança no ambiente de trabalho.

Esse cuidado gera uma série de benefícios que vão desde a prevenção de perdas causadas por falhas de equipamentos até o aumento da produtividade. Por isso, compreender os diferentes tipos de manutenção é fundamental para a implementação de estratégias nesse sentido.

Aqui estão os principais deles:

1. Manutenção preventiva

Esse tipo de manutenção serve para precaver adversidades antes que elas ocorram. Ela pode ser feita por meio de inspeções regulares, ajustes e pequenos reparos para garantir o bom funcionamento dos equipamentos. Além disso, ajuda a prolongar a vida útil das máquinas e a evitar paradas não programadas que podem impactar na produção.

2. Manutenção corretiva planejada

Quando problemas potenciais são identificados, a manutenção corretiva planejada entra em ação. Trata-se de um conjunto de atividades que têm como objetivo isolar e eliminar a fonte da falha, sem necessariamente interromper a continuidade do processo de produção. A melhor maneira de fazer isso é por meio da substituição, ou seja, retirando o item ou a peça a ser corrigida e substituindo-a por outra instantaneamente.

3. Manutenção preditiva

Diferente da manutenção preventiva, a preditiva é usada para acompanhar parâmetros capazes de indicar a necessidade de ajustes, troca de peças e prever possíveis defeitos nos equipamentos, permitindo intervenções antes que ocorram danos significativos, o que pode ser feito por meio de técnicas de monitoramento e análise de dados. O método ajuda a reduzir custos e períodos de inatividade, garantindo um funcionamento mais eficiente dos maquinários.

4. Manutenção detectiva

Esta envolve inspeções minuciosas para identificar falhas complexas que conseguem passar despercebidas nas operações recorrentes. Ela é essencial para detectar problemas que não são facilmente visíveis à equipe de manutenção e que podem levar a avarias graves se não forem verificados a tempo.

5. Manutenção corretiva não planejada

Quando ocorre uma falha inesperada no equipamento, a manutenção corretiva não planejada é realizada para retificá-la imediatamente. Embora seja algo que não costuma ocorrer com frequência quando as demais manutenções estão em dia, é de suma importância que a equipe técnica esteja sempre à disposição para garantir que esse tipo de problema interfira o mínimo possível na operação, evitando que os trabalhos sejam altamente prejudicados.

Assistência técnica da Kopempack: qualidade e confiança para nossos clientes

Em um esforço para promover a excelência e a produtividade, a Kopempack evidencia o posicionamento de uma empresa comprometida com a satisfação dos seus clientes. Além de desenvolver equipamentos de alta qualidade para o final da linha de produção, também fornecemos serviços completos de assistência técnica. Estes incluem: peças de reposição, testes de eficiência, treinamento especializado, além de instruções abrangentes de operação, segurança, limpeza e manutenção preventiva para a equipe de operadores.

Ao considerar a implementação destas estratégias, a Kopempack se destaca como uma parceira confiável, garantindo que seus clientes tenham sempre à disposição um suporte técnico ágil e eficiente. 

Para obter mais informações sobre nossos equipamentos e serviços de assistência técnica, entre em contato conosco!

+55 41 3072-0335  |  contato@kopempack.com.br

Texto por: Ana Paula Ferreira

Nossos artigos

Quando é a hora de automatizar o processo de paletização?

A automação se consolidou como uma estratégia essencial para a competitividade de qualquer indústria, do início ao final de linha.

ESK: a Envolvedora de Filme Stretch da Kopempack

A Envolvedora de Filme Stretch (ESK) foi desenvolvida para compor linhas automáticas de paletização.

Projeto de automação industrial: como é feito e quais são as etapas?

A tecnologia democratizou o acesso a uma indústria mais produtiva e eficiente, permitindo que países menos desenvolvidos avançassem significativamente por meio da automação de seus processos produtivos.

Pick and Place (EPKB): otimização para o encaixotamento de bags e bolsas

Em um mercado cada vez mais competitivo, a otimização de processos em todas as etapas de produção é fundamental para empresas que desejam se destacar. 

Chave safety: o que é e para que serve?

A segurança de trabalhadores e usuários dos espaços fabris é uma das principais preocupações da indústria, pois pode impactar diretamente a saúde e a qualidade de vida de todos. 

Insersora de bags IBK: rapidez, versatilidade e alta tecnologia

A insersora de Bags IBK é uma solução Kopempack que trabalha colocando sacos plásticos dentro de recipientes como caixas de papelão ondulado, tambores, bandejas, baldes, entre outros.

Solicite uma proposta
e tenha a melhor tecnologia
do mercado brasileiro